História

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais – SISEM foi criado nos idos de 1989, com a finalidade de representar os servidores municipais junto a administração municipal, nas suas reivindicações e lutas por melhores salários e condições de trabalho.

Em setembro do ano de 1991, o Ministério do Trabalho e Emprego concedeu a Carta Sindical sob o nº 24240.000570/90-29, passando nossa entidade a usufruir de respaldo legal para exercer suas atividades em prol de seus representados. 

O SISEM viveu momentos de grande credibilidade no ínico de suas atividades que eram permeadas por ações voltadas para a defesa da categoria, porém, depois de várias administrações desastrosas e recheadas de graves denúncias, a grande maioria dos servidores foram se desfiliando, chegando ao reduzido número de menos de trezentos filiados no final do ano de 2009, de um contingente de quase cinco mil no auge de sua atuação. 

Ao assumir o comando do SISEM em outubro de 2009, a atual Diretoria Executiva tem procurado implementar uma política sindical, tendo como instrumentos de trabalho o diálogo e a negociação, cujos resultados já se fazem sentir com as conquistas conseguidas em menos de dois anos de atuação, conforme comprovam as ações registradas neste portal de informação. 

Some-se a tudo isso, a aquisição da sede própria de nossa entidade que sempre se instalou, ora em imóveis cedidos pela Prefeitura ora em prédios alugados, sendo que o último da administração passada, tratava-se de um velho casebre, sem um mínimo de estrutura ou salubridade, cujo visual agredia a dignidade do servidor.  

Resumindo, não é exagero dizer que o SISEM está vivendo um momento positivo jamais experimentado antes, cujas acertivas já foram  percebidas pelos servidores, pois estão se filiando em massa.